Revisão

Visa assegurar o rigor e a consistência da linguagem. Há vários níveis dentro da revisão, mas divido-a em dois tipos:

– A revisão simples, que abarca a normalização do documento, a revisão ortográfica, linguística, gramatical e ainda a revisão tipográfica e de paginação (inclui adaptação à nova ortografia, se o desejar). No fim do processo, o texto estará livre de gralhas e em português correto (ver exemplo).

– A revisão avançada, que inclui a anterior e compreende um trabalho mais profundo quanto ao estilo e ao conteúdo (clareza, fluidez, ajustes de cariz técnico, etc.), adequando o texto à sua finalidade. No fim do processo, sem alterar substancialmente o original, o documento estará mais fluido, coeso e completo (ver exemplo).













Edição

– Inclui a revisão avançada e vai mais longe, intervindo ativamente no conteúdo. Neste nível já se têm em conta todos os aspetos de um texto, como a estrutura ou o enredo, a abordagem escolhida pelo autor, o tratamento do tema e o estilo de escrita em geral. Apresento ao cliente um relatório respeitante às alterações sugeridas (de pequena e/ou grande escala), para que, em conjunto, tiremos o melhor partido do texto.
Dependendo da preferência manifestada, a edição pode ser mais contida – lidando apenas com determinadas questões, como a extensão e ordem dos capítulos – ou mais intensiva, chegando a incluir reescrita e elaboração de pequenos trechos (ver exemplo de ficção e exemplo de não-ficção).

NOTA: As alterações sugeridas são assinaladas à parte, optando o cliente por incluí-las ou não. Apenas as mudanças aprovadas serão introduzidas no documento. Está tudo nas suas mãos.





























Tradução

– A partir do inglês, traduzo para português praticamente todo o tipo de textos, mas sobretudo ensaio e conteúdos técnicos (ver exemplo).













Outros

– Aqui incluem-se trabalhos como a transcrição, a elaboração de índices, a redacção de textos promocionais e de contracapa, entre outras tarefas que variam bastante conforme os projetos. Se envolve texto, sou a pessoa indicada. Basta pedir-me um orçamento.














Parecer de leitura

– Se escreveu um livro, um conto ou um artigo e quer uma segunda opinião distanciada e abrangente, um parecer de leitura é o ideal. Com uma avaliação profissional avançará com mais confiança, ganhará uma nova perspetiva
sobre o que escreveu, tendo a vantagem de poder corrigir algumas fragilidades antecipadamente, aproveitando ao máximo o potencial de cada linha.













Consultoria editorial

– Quer editar uma obra mas não sabe por onde começar? Precisa de alguém que lhe explique como funciona o mercado editorial antes de avançar para uma reunião decisiva? Sabe quais as editoras ideais para o seu livro?
A informação não está toda na internet e as editoras não têm tempo para lhe explicar tudo. Porque autores mais informados são autores com mais sucesso, marque uma reunião comigo para receber orientação especializada e adaptada ao seu caso.